A sustentabilidade está em pauta em todos os setores e não é diferente para o food service. Os consumidores, cada vez mais exigentes, prezam por marcas que se preocupam com a responsabilidade socioambiental.
Segundo a pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., existem diversos aspectos valorizados pelo cliente para avaliar a sustentabilidade de um estabelecimento.
Os dados revelam que 51,3% dos respondetes da pesquisa valorizam as embalagens sustentáveis para a entrega, 48,69% se preocupam com o zero desperdício e 43,78% apreciam a compra de ingredientes com origem de pequenos produtores.
Ainda aparecem como pontos relevantes: embalagens dos ingredientes utilizados (37,94%), alimentos orgânicos (34,25%), entregadores com carteira assinada (24,12%) e diversidade dos funcionários (20,74%).
Para entender um pouco mais sobre o tema e apresentar algumas ideias para promover mais sustentabilidade no restaurante, entrevistamos o economista da AGR Consultores, Alex Mondl von Metzen.
Alex Mondl von Metzen explica que as mudanças climáticas globais – cujos impactos estão, a cada ano, mais evidentes e noticiados pela mídia –, devem ser uma preocupação de todos.
“Como nos últimos anos o ato de consumir, principalmente entre a população jovem, tem se tornado equivalente a se expressar pessoal e politicamente, atentar-se à sustentabilidade do seu produto ganha uma relevância semelhante à própria qualidade do mesmo”, reflete o especialista.
Portanto, é muito importante que as empresas se preocupem em elaborar boas ações de sustentabilidade para se conectar com o seu público. Mais do que isso, essas campanhas são responsáveis por gerar um ótimo envolvimento, que contribui para o crescimento e o bom desenvolvimento da marca.
A pesquisa O Futuro do Food Service citou três ações principais que os restaurantes precisam se preocupar para atender bem o consumidor moderno: as embalagens sustentáveis, o zero desperdício e os ingredientes com origens de pequenos produtores.
Pensando nessas três categorias, Alex Mondl von Metzen cita alguns exemplos de boas práticas que podem ser implementadas:
Reaproveitar os alimentos no seu cardápio, além de conquistar o público, resulta em economia e menos desperdício. Para isso, use os alimentos de forma integral: as cascas e talos de legumes e verduras rendem sopas, purês, sucos, mistura para arroz ou omelete, e também podem ser utilizados na finalização de pratos.
Outra maneira de reduzir o desperdício e economizar nas compras é optar por ingredientes menos perecíveis, que garantem praticidade e agilidade na operação, e não são afetados pela alta variação de preços e pela incerteza dos períodos de safras. A organização do estoque do restaurante também é essencial para que os produtos não se percam, mantendo os alimentos comprados há mais tempo na frente dos recém-comprados, que tem validade maior.
Por fim, pense o cardápio como um todo, optando por receitas que tenham a mesma base ou ingredientes em comum. Desta maneira, na hora das compras, é possível adquirir menos produtos e oferecer diversas opções de pratos aos clientes.
Além de promover as ações de sustentabilidade, é importante divulgá-las ao público. Isso reforça a autoridade da marca, conquista a confiança e a lealdade dos clientes e ainda mostra que o seu restaurante é inovador e tem responsabilidade ambiental.
Alex Mondl von Metzen nos conta algumas ideias para divulgar essas ações:
Além disso, o especialista lembra da importância de alinhar a equipe com essas ações. “Os seus colaboradores são a face do restaurante nas principais interações da empresa com o cliente. Então, eduque a equipe para que ela esteja alinhada com a imagem que o empreendimento pretende passar aos clientes”.
A diversidade dos funcionários também mostra a preocupação social do estabelecimento, assim como regularizar o contrato de trabalho de entregadores que atuem diretamente com o estabelecimento.
Fispal Food Service | 02 Mar, 2022